Wednesday, August 13, 2014

Alemanha! Vamos Fulecar!


Chegou o fim do evento que foi tão sonhado por uns e tão odiado por outros. A Copa do Mundo 2014 no Brasil. SIM! Cansados de ouvir falar de Copa do Mundo não é mesmo? SIM! Cansamos de ouvir que perdemos da Alemanha de 7x1 e da Holanda de 3x0. Cansa perder, cansa mesmo. Se hoje fossemos campeões, a história seria outra, com certeza, mas claro, mesmo das desilusões e das mágoas dos corações partidos da esperança de milhões de corações brasileiros temos que tirar exemplos e coisas boas que nos levem a um futuro melhor. Brasil, o país do futuro, que nunca chega, a terra de ninguém que agora pode “MOSTRAR SUA FORÇA”.
 
Podemos analisar alguns pontos bons, e aprender com nossos erros, que tal, como o 7x1 está na moda vamos começar.
 
1-   Antes da Copa esperávamos ter uma Copa bonita assim? Povo brasileiro unido, mostrando civilidade em qualquer lugar que passasse? Sim os estádios estavam lindos e impecáveis. Muitos dos meus amigos estiveram trabalhando e visitando todos os estádios durante os jogos, e em nenhum deles houve reclamação. O transporte do expresso da Copa parecia de primeiro mundo, a coisa funcionava e sem atrasos, povo respeitoso, honroso e pacífico, sim. Isso aconteceu, civilidade. Respeito das regras e normas. Gente bonita alegre, receptiva, mostrando a sua força, a força que não está nas chuteiras dos jogadores, mas sim no comportamento de uma nação que se une por um ideal. Isso não é mérito político ou governamental, mas sim mérito do cidadão, bola dentro para o povo brasileiro.
 
2-   Nosso futebol, bonito, criativo, o hashtag #jogabonito, sumiu. Nossa identidade se perdeu, o Fuleco escondeu na terra do gramado verde e bonito durante aquele 7x1. Sim, a maior humilhação da história do futebol de uma nação tão acostumada com grandes craques e com grandes dribles, gingas, vitórias. Não dava para não ficar atônito, perplexo, tamanha a vergonha que passamos naqueles 6:40 minutos em que levamos a maior goleada de uma história na Copa e ainda de presente Klose se tornou o maior artilheiro em Copas do Mundo. O alemão fez 16 gols em 4 edições e superou Ronaldo que tinha 15 gols. Foi realmente uma tragédia. Bola fora Brasil!
 
3-   Já imaginava a reação do povo e acredito que com razão qualquer nação ao ser goleada daquele jeito: vaiaria seu time, desacreditaria nos perdedores em campo e no seu técnico, vexame, tragédia, disto não faço parte. Morde a bandeira, engole a vergonha e vaia, humilha o próprio jogador. Mas espere um pouco, como é que foi que a Alemanha fez?
 
4-   Respeito.  Respeite a amarelinha. O jogador da seleção da Alemanha Lukas Podolski disse: “Respeite a amarelinha com sua história e tradição. O mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol.” Nossa, que coisa! Um jogador do time oposto não mostra provocações ao time que tomou uma goleada e ainda pede que respeitem a camisa brasileira e a tradição no futebol? Será que isso é demagogia para conquistar o povo brasileiro? Ou será que isso é uma lição de honra, caráter e respeito de um povo que cada vez mais me deixa honrada. Podolski continua: “A vitória é consequência do trabalho, viemos determinados, todos nos crescemos vendo o Brasil jogar, nossos heróis que nos inspiraram estão todos aqui”. Nossa; de novo; outra lição que é o ponto a seguir.
 
5-   TODOS os heróis que inspiraram a seleção hoje tetra-campeã alemã são brasileiros? Como assim? O que aconteceu Brasil? Ah agora eu entendi. Exportamos nossos talentos e deixamos de investir em craques e em talentos, aprendemos o modo quadrado que os times europeus jogam seu futebol e ensinamos a eles toda a criatividade no campo. Esquecemos em algum momento do talento que temos e que é nato. Acorda tatu. Acorda Brasil.
 
6-   Não fomos bonitos no futebol, mas acredito que tivemos um momento inesquecível no jogo da Colômbia, quando o zagueiro David Luiz foi fundamental para a vitória marcando um gol espetacular na bela cobrança de falta, que levou o time para a semifinal da Copa do Mundo. Mas o mais bonito deste jogo foi a atitude de David quando viu James Rodríguez humilhado em campo após a derrota da Colômbia. Ao consolá-lo levantou sua cabeça, trocou de camisa e disse: “Nem sempre só os que têm os troféus que são os grandes campeões. Você é um grande campeão, fez grandes coisas ao futebol, grandes gols e partidas, e pode sair de cabeça erguida porque já pode ser campeão do mundo por tudo que fez no Mundial".
 
7-   E finalmente é 7, ou 10 para a Alemanha, não tinha como não torcer para eles, como já lemos em muitas redes sociais não é mesmo? Há 6 meses atrás os alemães chegaram e compraram seu próprio terreno e construíram um centro de saúde e um campo de futebol, fizeram uma estrada para interligar o centro de treinamento e utilizaram funcionários brasileiros para essas obras; mesmas obras que deixaram de presente ao povo brasileiro. Quando a seleção alemã chegou, quando não estavam treinando estavam se socializando com as pessoas na cidade e na praia, interagiram com os índios e a comemoração do tetra foi com a coreografia que os mesmos ensinaram para eles. Não humilharam a seleção do Brasil com frases de “Como se siete” ou de qualquer maneira menosprezaram a camisa amarela no trágico jogo, até diminuindo o ritmo para não fazer uma tragédia maior com um time que estava apático, sabe-se lá por qual motivo. Pelo contrário, como já citei acima, foram só elogios ao nosso país, nossa cultura e nossa hospitalidade,
 
O Fuleco até gostou, e ficou um pouco alemão, não é que ele tenha mudado de nacionalidade, mas é que como bom menino, ele aprendeu boas lições para o próximo mundial. Desta vez as coisas no Brasil não acabaram em pizza, mas em boa e gelada cerveja alemã. Prost and dank!

No comments:

Post a Comment