Sunday, July 7, 2013

Julgamentos ( Judgements)



Do que e formado o caráter e a personalidade de uma pessoa? Creio que mistura inquietante, conflitante e antagônica de sentimentos. Somos únicos e por esse motivo, os únicos capacitados a refletir sobre nossos caminhos. Caminhe um pouco ao lado de alguém, caminhe mais um pouco, mesmo assim você não seria capaz de percorrer os passos que aquela pessoa percorreu, desde seu primeiro sopro de vida.

Você não tropeçou aonde eu tropecei nem se levantou aonde eu caí, nem percorreu os lugares em que eu estive ao longo dos dias que me são dados, por isso não me julgue, assim como eu não te julgarei.

Aquilo que é a minha história não é a sua, nem a trilha em que você percorre é a minha. Não sei qual o tamanho do seu ego, nem da sua bondade, nem a força do seu caráter, nem a obscuridade dos seus erros, assim como você desconhece os meus.

Desconheço o que lhe dói, o que lhe aperta o peito e o que lhe enfraquece, assim como você não conhece aquilo que me fere, que machuca meu ser, abraça e acalenta meu espírito. É omisso ao meu domínio ser aquilo que lhe agrada, que lhe torna feliz como sorriso de criança, que lhe traz acalento, aconchego e paz. Caminhe sobre meus passos por um bom tempo e quem saiba você comece a compreender. Caminharei pelos seus e ainda assim acho que não nos compreenderemos por completo.

Sou única, sufocante, sonhadora, melancólica, determinada, inspirada, completamente apaixonada pela beleza que a vida nos apresenta a cada minuto, sou riso, sou acalento, sou memória, sou fé, sou paz, sou tudo isso e mais um pouco, aquele pouco que sempre falta para que você me conheça por completo. Por favor, não deixe que as virtudes que preenchem meus caminhos se percam pela caixa aberta e descoberta, não me desmascare, não me encontre em um dia de tristeza onde eu lhe enxergo como um juiz e você me enxerga como um julgador. Não estamos aqui para isso. Estamos aqui para encontrar e nos deixar encontrar, pelos passos que caminhei e as trilhas que você percorreu. Não estamos sozinhos, nem você, nem eu, e a dificuldade de todo esse mistério é que nunca poderemos nos entender por completo. Não poderemos nos colocar no território alheio e nos sentirmos justos e capacitados ao julgamento. Não somos julgadores, somos meros cumplices de vidas opostas e ideologias. Cada um tem a sua própria história.

English Version Judgments

From which is formed the character and personality of a person? I think that by the unsettling mixture, of conflicted and antagonistic feelings. We are unique and therefore, the only ones able to reflect on our ways. Walk a little on the side of someone, walk a little more, even then you would not be able to go through the steps that the person has come since its first breath.

You did not stumble where I stumbled or fell where I stood or walked the places I've been over the days that are given to me, so do not judge me as I do not judge you.

 What's my story is not yours nor the trail you go through, is mine. I do not know what the size of your ego, nor your kindness, or the strength of your character, or the obscurity of your mistakes, as well as you do not know mine.

I am unaware of what hurts; squeezes your chest or weakens you, as well as you do not know what hurts my being, embraces and nurtures my spirit. It is omitted to my domain to be what pleases you, what makes you happy as childlike smile, which brings cherish, such warmth and peace. Walk on my feet for a while and who knows you will begin to understand. I will walk by your side and still I think we will need more time to understand completely our souls.

I'm unique, suffocating, dreamy, melancholic, particular, inspired, fully in love with the beauty life brings us every minute. I'm laugh, cherish, I am remembrance, faith, I am peace, I'm all that and a little more. That little that is always missing for you to know me completely, fully, entirely..

Please do not let the virtues that fill my ways get lost by the opened box and do not unmask me, do not find me in a day of sadness and grief where I will see you as a judge and you will see me as one too. We're not here for that.

We are here to meet and to let us be found. By the steps I walked and through the paths you traveled. We are not alone. And the mystery is that we will never fully understand each other. We cannot put ourselves in someone else territory and feel empowered, skilled and qualified for the righteous and fair judgment or trial. We are not qualified for that, we are merely accomplices of opposite lives and ideologies. Everyone has their own history.

 

Carla Baldassari Cocconi 

No comments:

Post a Comment